quinta-feira, 11 de junho de 2015

Como usar xadrez? – O Guia Completo


Junho: Mês de Festas Juninas... Adoooro! Por causa dessas festividades, de uns dias pra cá, me perguntaram se a camisa xadrez serve só para pular fogueira e dançar quadrilha. Então resolvi contar um pouquinho a historia do xadrez na moda e como ele pode ser usado no dia-a-dia, além das festas juninas.

A cara do Grunge


Lá pelos anos 80 e começo dos anos 90, em Seattle (EUA), surgia o movimento Grunge (uma mistura de punk e heavy metal), que no significado original do inglês significa "sujeira" ou "imundície", e tem essas características tanto no visual quanto no som. Bandas como Alice in Chains, Green River, Soundgarden, Mudhoney, Pearl Jam, Nirvana sacudiram o mercado pop mundial com suas músicas barulhentas e anarquistas.  
O jeito de vestir dos seguidores desse movimento era de uma aparência desleixada, cabelos bagunçados, calças rasgadas e a famosa camisa xadrez de flanela. Praticamente uma ‘antimoda’, porque eles não estavam nem aí pra nada. Hoje em dia, com algumas releituras, o desleixo foi deixado de lado, e o Grunge passou a ser definido como um estilo.
No rock moderno, ultimamente, ainda há influência do Grunge, mesmo que muitas bandas tenham acabado no fim da década de 90, Pearl Jam continua na ativa e Dave Grohl (ex-baterista do Nirvana) formou em 1995 a banda Foo Fighters, que faz sucesso até hoje.



Na moda


O xadrez é tendência. A camisa por ser uma peça coringa vai bem em vários looks. E também pode ser usado em outras peças como saias, calças, meias-calças, lenços...
Pode ter várias combinações de cores desde as estampas mais coloridas, até os tons mais sóbrios.
Com o preto e branco dá para “brincar” mais, pois dependendo da combinação das peças, pode ser usado de dia ou de noite. Com os quadrados maiores e coloridos são possíveis produções mais descontraídas para o dia-a-dia. E com os quadrados menores, por serem mais delicados, vão bem com tudo.
O xadrez pode estar em estilos mais rebeldes com uma pegada grunge, e também em looks mais clássicos.
Vale a pena ter pelo menos uma peça no guarda-roupa!











Na festa junina


A camisa xadrez com a boa e velha calça jeans (e para as meninas também vale shorts ou sai jeans) e uma bota ou um coturno são o básico para qualquer arraiá. E para dar uma cara caipira ou country, que tal um chapéu de palha ou de cowboy para fechar o look?
E também não vamos esquecer os vestidos caipiras, que com estampas em xadrez, são uma graça.





Gostaram?
Nas festas juninas, no dia a dia, ou para um estilo mais rock n’ roll, o xadrez é uma boa pedida!

Beeijos! 





10 comentários: